Yes, nós temos girafa

girafa
imagem: Carl de Souza/AFP

Confira a coluna de hoje n’O Globo:

Yes, nós temos girafa


 

Quando garoto, era fascinado pela Amazônia. Pelo reino das Amazonas, pela lenda do Eldorado, a história do Marechal Rodon e o Serviço de Proteção ao Índio, a saga dos irmãos Villas-Boas no Xingu.

Paradoxalmente, era fã de Amaral Netto, o repórter, e sua narrativa épica da conquista do “inferno verde”, com imagens da Transamazônica rasgando o ventre da floresta para integrá-la à civilização, ao lado de cá do Brasil.

Eu era outro. Era outro mundo. Outro Brasil.

Hoje o índio é aquele sujeito que não fala nossa língua – mas ainda penso que somos nós que não falamos nenhum dos seus centenas de idiomas, tantos deles já extintos. Que ocupa 14% do território e inviabiliza o progresso do país – mas 100% do território era dele, e os 86% que ocupamos dão e sobram para todo o progresso que quisermos.

A Hiléia de Humboldt virou território de disputa entre grileiros, madeireiros, garimpeiros, políticos europeus tentando se desviar dos problemas internos e políticos tupiniquins se agarrando a uma causa irracional e, a longo prazo, suicida. Tendo como assistentes de palco celebridades desinformadas e como plateia uma claque disposta a engolir qualquer imagem tirada de contexto, qualquer informação manipulada.

Bem que tentei, mas não tinha como não falar disso hoje, sexta, n’O Globo.

Um comentário em “Yes, nós temos girafa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s